Unifei e Marinha do Brasil assinam convênio de cooperação

O Reitor da Unifei, professor Dagoberto, assinou o convênio de cooperação com a Marinha do Brasil.

Após a assinatura do convênio, aconteceu, no Auditório do Excen a palestra “Marinha do Brasil: Oportunidades e Forma de Ingresso”.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) assinou um convênio de cooperação com a Marinha do Brasil. Por meio da parceria estabelecida, militares da Marinha poderão participar de disciplinas do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica, bem como os alunos da Unifei poderão participar de alguns cursos e estágios oferecidos pela parceira.

Participaram do evento de assinatura do convênio, pela Unifei, os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; Rogério Frauendorf F. Coimbra, chefe de gabinete da Reitoria; Egon Luiz Muller Junior, pró-reitor de Graduação; Maurílio Pereira Coutinho, da Secretaria de Relações Internacionais, e Patrícia da Silva Lopes Alexandrino, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica.

Pela Marinha, participaram o vice-almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, responsável pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha; o vice-almirante Antônio Fernando Garcez Faria, diretor de Ensino da Marinha; o capitão de fragata Rafael González, coordenador de Certificação de Aeronaves da Marinha no Projeto HXBR, e o capitão de fragata Wancler Chaves de Menezes, chefe da Seção Técnica do GACHB.

O ato de assinatura foi acompanhado, por videoconferência pelo professor Ariosto Bretanha Jorge, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Unifei, que se encontra nos Estados Unidos. Segundo o professor Rogério Coimbra, as discussões sobre o convênio celebrado tiveram início em outubro de 2014, com a participação do professor Ariosto, que é ex-oficial da Marinha do Brasil, e fora consultado por integrantes da instituição militar sobre a possibilidade de uma parceria com a Unifei.

O professor Rogério disse que, por meio do convênio, inicialmente poderão ser oferecidas cinco vagas por ano para militares da Marinha e, em troca, serão ofertados estágios aos alunos da Unifei na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (Baenspa). O documento prevê que os oficiais oriundos da Escola Naval irão ingressar na Unifei na metade do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica, contando com o aproveitamento acadêmico das disciplinas já cursadas na Escola.

Segundo o diretor de ensino da Marinha, vice-almirante Garcez, o convênio contribui para melhorar a capacidade de interação dos militares com alunos de entidades civil, favorecendo o conhecimento entre as pessoas e aumento da rede de contatos.

Para o vice-almirante Primo, a parceria tem como objetivo contribuir com a capacitação técnica dos membros da Marinha bem como dos alunos da Unifei, e o capitão de fragata Wancler, um dos incentivadores para que o convênio acontecesse, revelou a “grata felicidade pelo convênio entre as duas instituições”.

O professor Maurílio destacou que “o acordo foi firmado entre duas instituições fortes que têm história e tradição em nível nacional” e que “a Unifei se encontra no seleto grupo de universidades com as quais a Marinha interage”. Segundo ele, “há grande procura pela Engenharia Mecânica Aeronáutica da Unifei, como é o caso de alunos franceses que têm demonstrado interesse pelo curso”.

O reitor da Universidade, professor Dagoberto, disse que “a tradição das instituições denota o trabalho de várias gerações”. Ele defendeu que “a parceria celebrada vai contribuir para Marinha e Unifei, que são sólidas no Brasil, estejam mais preparadas para atuar melhor”.

Após a assinatura do convênio, os militares da Marinha participaram, no Auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), da palestra “Marinha do Brasil: Oportunidades e Forma de Ingresso”, ministrada pelo vice-almirante Garcez e dirigida aos estudantes do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica e aos demais alunos da Unifei.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG