UNIFEI DESENVOLVE PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DE ITAJUBÁ

Alunos da Escola Polivalente de Itajubá conhecem os Projetos Especiais da Unifei.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), como participante do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação (MEC), está desenvolvendo o projeto de extensão intitulado “Quanto vale o dinheiro para os jovens? Avaliação e construção do conhecimento de educação financeira nas escolas públicas de Itajubá - Minas Gerais”, com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues d’Oliveira (Polivalente).

Inicialmente o projeto atendeu o Polivalente, mas se estenderá à outras escolas da região. Os alunos desta escola visitaram o campus da Unifei, com o objetivo de conhecer as instalações da instituição e os projetos especiais desenvolvidos pelos alunos da universidade.

Na visita os estudantes preencheram um questionário visando reconhecer o perfil desses alunos do Ensino Médio e seus conhecimentos financeiros. A finalidade foi conhecer os estudantes visando adequar o projeto às necessidades dos jovens. Os adolescentes tiveram, também, a oportunidade de visitar os estandes, nos quais estavam expostos oito projetos especiais da Universidade, sendo eles Ecoveículo, Uai!rrior, , Red Hawk, Baja, Robok, Chetaah (elétrico / combustão) e Coyotes.

O Projeto de extensão, coordenado pelo professor André Luiz Medeiros, em parceria com o professor Luiz Eugênio Veneziani Pasin e alunos de diversos cursos da Unifei, tem como objetivo principal avaliar e criar métodos pedagógicos para a construção e consolidação do conhecimento em temas relacionados à educação financeira dos alunos do Ensino Médio de escolas públicas do município. Depois de traçar o perfil dos estudantes, a equipe do projeto irá preparar os professores das Escolas Estaduais para que a educação financeira seja abordada em sala de aula como um assunto interdisciplinar.

O projeto é destinado aos jovens do Ensino Médio porque é a fase em que os estudantes se preparam para dar um passo importante em suas vidas, a adequação ao mercado de trabalho. Para isso, precisam de uma preparação por meio de uma educação formadora de valores, além da percepção do aluno sobre o valor atribuído as questões financeiras. Além disso, é fundamental que as pessoas ampliem cada vez mais suas informações sobre gestão do dinheiro, de modo a permitir planejamento e tomada de decisões adequadas as suas reações reais necessidades.

Pelo Proext as Instituições de Educação Superior recebem recursos para executarem ações de extensão universitária em todo o país. Tem o objetivo de apoiar as instituições públicas no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas com ênfase na inclusão social.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG