EX-ALUNO DA UNIFEI GANHA DESAFIO SOLAR GREENPEACE

O ex-aluno da Unifei, José Otávio Bustamante, com a premiação do Desafio Solar para Negócios Sociais.

O projeto do ex-aluno, José Otávio Bustamante, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi o ganhador do Desafio Solar para Negócios Sociais promovido pelo Greenpeace Brasil e a NESsT Brasil, em São Paulo.

Os objetivos deste desafio visaram estimular o desenvolvimento de modelos de negócios sociais voltados para a energia solar fotovoltaica, fomentar a cultura do empreendedorismo junto aos universitários brasileiros, oferecer treinamento e prática sobre planejamento empresarial e incentivar o espírito de inovação no público universitário, mostrando que a energia solar tem potencial de geração de impacto positivo para a população e para o meio ambiente.

José Otávio Bustamante centrou o seu projeto na de expansão do alcance da energia solar fotovoltaica em todo o país. Em função disso, ele criou um projeto de empresa chamado Enercred, uma espécie de imobiliária de créditos de energia. A empresa permite que mesmo um cidadão que não tenha placas solares consiga ter sua conta de luz mais barata porque aproveita os créditos de energia produzidos na casa de uma pessoa que tem placas solares. “É como negociar o aluguel de uma casa, mas nesse caso fazemos a transação de energia gerados pelas placas solares”, explicou Bustamante.

A cada percentual negociado, uma parte da energia será direcionada a uma família de baixa renda. “Esse modelo permite um ganho a todos os envolvidos, e, sobretudo, ao país, porque diversifica sua matriz energética, hoje muito dependente de usinas hidrelétricas. Ganha também o meio ambiente, já que a energia solar é totalmente limpa e sustentável”, disse Bárbara Rubim, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

No total, mais de 250 projetos foram inscritos, e todos tinham a missão de democratizar o acesso à energia solar por meio de um modelo de negócio que unisse benefícios sociais e ambientais. Ao longo dos meses, eles passaram por encontros, seminários e cursos para aprimorar suas ideias.

A última etapa do Desafio Solar ocorreu em setembro deste ano, na sede do banco UBS, em São Paulo, contando com a presença de três grupos finalistas que apresentaram seus projetos de negócios sociais para uma banca de investidores. Além de José Otávio Bustamente, participaram os integrantes dos projetos 818 Energia, segundo colocado, e os da União Solar, na terceira posição.

O ex-aluno da Unifei conseguiu, ao longo do Desafio Solar, um investimento inicial para desenvolver seu projeto piloto. Agora, os outros participantes também vão batalhar para concretizar tudo o que aprenderam ao longo desses meses e contam com a ajuda do Greenpeace Brasil.

Outra conquista com seu trabalho em Energia Solar, ocorreu em novembro do ano passado, em que José Otávio e Samara Pineschi, tiveram um projeto selecionado para participar do Prototype Bootcamp no MIT - Massachusetts Institute of Technology, entre mais de 200 projetos do mundo todo.

Campus Prof. José Rodrigues Seabra - Sede

Av. BPS, 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá - MG